Etimologia
O ónix vem através do latim (da mesma grafia), do grego ὄνυξ, que significa “garra” ou “unha”. Ónix com faixas brancas e cor mel pode às vezes parecer uma unha.
Variedades
O mineral é formado por listras de calcedónia em cores alternadas. É criptocristalino, consistindo de finos intercrescimentos dos minerais de sílica, quartzo e moganita. As suas bandas são paralelas umas às outras, em oposição às bandas mais caóticas que frequentemente ocorrem em ágatas.
A sardónica é uma variedade em que as listras coloridas são cornalinas (tons de vermelho) em vez de preto. A ônix na cor preto é talvez a variedade mais famosa, mas não é tão comum quanto a com faixas coloridas. Quanto ao ónix mel, não se nota tanto as listras.
É altamente utilizada em diversos rituais místicos e até mesmo pela meditação e pelo Feng Shui.
A pedra ónix canaliza as energias para atingirmos as nossas metas e mantém-nos seguros, confiantes e focados mesmo nas situações mais difíceis.
O ónix dá vislumbres do futuro, fortalece a saúde, ajuda a receber orientações dos nossos mestres espirituais e equilibra as nossas energias Yin e Yang.
O ónix amplia a nossa força mental e física, aumenta o autocontrole, afasta os pensamentos negativos, desperta a alegria de viver e ajuda a vencer todos os medos.
Através dos seus influxos terrestres, a pedra ónix afasta energias negativas, combate e repele ataques espirituais e purifica o nosso campo de energia pessoal.
A pedra ónix ajuda a curar problemas nos ossos e na medula óssea, elimina o cansaço mental e aumenta nossa disposição e vigor físico.
O ónix equilibra o fluxo do sangue, ajuda a equilibrar o nosso estado emocional e melhora a qualidade do sono.
Por equilibrar todo o fluxo de energia, favorece a nossa saúde física e espiritual de uma maneira geral.
Usos Típicos da Pedra Ónix:
Considera-se que os cristais são a representação de um poder superior ligado à natureza. Tal como outros cristais, o cristal de quartzo pode ser utilizado como forma de auxiliar tratamentos e de outras terapias, sendo...
A Malaquita pode ser considerada como a Pedra Universal de Cura, pois é um cristal curativo para todos os fins. Utilizada há milhares de anos como pedra de cura, no Egipto, os faraós usavam-nas nos...
O Lápis Lázuli, é considerado uma pedra sagrada, utilizada por muitos povos antes de nós, sempre com objetivos espirituais elevados, como conexão e visão sob um olhar espiritual da realidade aqui na terra. Conhecido entre...
A Charoite é um mineral raro, descoberto recentemente. Encontra-se apenas, tanto quanto se sabe, ao longo do rio Chary em Aldana, Rússia. A Charoíte é um silicato complexo que contém potássio, sódio, cálcio, bário, estrôncio,...